NÍVEIS DE LINGUAGEM
Drª Elza Maria Tavares Silva
Linguagem: é um sistema de sinais
empregado pelo homem para exprimir e transmitir suas ideias e pensamentos.
Desde os mais remotos tempos, o homem procura comunicar-se com os demais, e
para tanto foi desenvolvendo vários sistemas de sinais, como os gestos, os
gritos, os olhares e finalmente a fala.
Esses
sistemas de sinais que o homem foi desenvolvendo constituem o que se chama de:
- linguagem natural = sistema de sinais que o homem foi
desenvolvendo.
- linguagem artificial =
como exemplo temos o alfabeto dos surdos-mudos, o código Morse e o Esperanto.
A
Língua Portuguesa não é falada do mesmo modo em todas as regiões do país, não é
falada do mesmo modo por todas as classes sociais e, além disso, passou por
muitas alterações no decorrer do tempo. Ou seja, o português, como qualquer
outra língua, não é estático e imutável. Assim sendo, podemos dizer que um
língua não é uma unidade homogênea e uniforme. Ela poderia ser definida como um
conjunto de variedades.
Essa
diversidade na utilização do idioma, que implicou o surgimento de diversos
níveis de linguagem, é consequência de inúmeros fatores;
a)
socioculturais:
as condições sociais são determinantes no modo de falar das pessoas.
b)
localização
geográfica: nas diversas regiões do Brasil, observamos diferenças no modo
de pronunciar as palavras, ou seja, há diferentes falares: o mineiro, o gaúcho,
o nordestino etc.
Também no
vocabulário observam-se diferenças entre regiões e também na fala de quem mora
na capital e de quem vive na zona rural.
c)
histórica: muitas
palavras usadas frequentemente no século XIX caíram em desuso nos séculos XX e
XXI. Por outro lado, novas palavras e expressões surgiram no século em
decorrência de diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico.
Esses diversos níveis de linguagem também podem ser observados no texto
escrito: a crônica esportiva, o horóscopo, a página policial, a de política e a
de economia.
.
Podemos,
pois, resumir, os vários níveis de linguagem:
1)
Língua culta
padrão = escolhida, por várias razões, como a língua que deve ser usada em
todos os documentos oficiais, na imprensa etc.; procura seguir todas as regras
da gramática normativa e é empregada primordialmente na forma escrita;
2)
Língua coloquial
ou comum = é aquela usada no cotidiano, com a finalidade de comunicação e
interação; usada sobretudo oralmente, apresenta subníveis:
2.1. Língua popular – usada pelas pessoas de
baixa escolaridade, marcada pelo desconhecimento gramatical, pelo emprego de
gírias e palavras de baixo calão;
2.2. Língua familiar – de caráter afetivo;
faz uso de diminutivos, de palavras que denotam sentimentos, de apelidos
carinhosos;
3) Língua grupal = característica de
pequenos grupos, classifica-se em subníveis, de acordo com o tipo de grupo que
a utiliza; assim:
3.1. normas regionais ou regionalismos – representam usos específicos de
comunidades menores afastadas dos grandes centros urbanos;
3.2. as
gírias – variam conforme os grupos que as usam.
Ex.: a gíria dos jovens, dos marinheiros, dos malandros etc.
3.3.
línguas técnicas
– das várias profissões.
Ex.: linguagem médica, da informática, jurídica etc.
Obs.: -
Ao fazermos nossos trabalhos acadêmicos escritos, a norma gramatical é
fundamental;
- Não devemos escrever do modo
como falamos. A língua escrita é uma outra realidade.
- Ao redigirmos devemos ter cuidado
especial com a pontuação, a ortografia, a concordância e a colocação das
palavras.
- É fundamental pensar também em
aspectos relacionados à estrutura do texto, como: o assunto (tema), a divisão
em parágrafos e a coesão.
- A língua escrita não é nem mais
nem menos importante que a língua falada. São apenas modalidades diferentes que
se realizam em contextos diferentes.
- A norma culta, ensinada nas
escolas, é baseada nos textos de escritores considerados clássicos na língua
portuguesa. Textos esses que deveriam servir como exemplos de bom uso do
idioma.
Exercícios de fixação
1) Complete as lacunas do texto que
segue com as palavras adequadas ao contexto, selecionando-as entre as que estão
sugeridas no final do texto.
As línguas do Brasil
(NARLOCH,
Leandro. Superinteressante, p. 24,
abril/2002)
Árabe, ioruba, tupi, cantonês,
catalão, provençal. A cada vez que você abre a boca para (a) ________________ o bom e velho
português brasileiro, acaba soltando palavras dessas línguas e de outras 30.
Isso por baixo, já que ninguém sabe ao certo quantas línguas tiveram termos
aportuguesados desde o ano 218
a .C., quando os romanos apareceram na Península Ibérica
e começaram a (b)_______________ o que seria a língua portuguesa.
“Todas as línguas e culturas do
mundo (c)_______________ do contato e do diálogo”, diz Caetano Galindo,
professor de Filologia da Universidade Federal do Paraná. As palavras
estrangeiras aportuguesadas são como fósseis: contam a história dos povos qu
(d)_______________ com quem falava a “língua de Camões”. Povos em florescimento
artístico (e)_______________ termos sobre espetáculos e cultura. É o caso do
italiano. Povos guerreiros (f)_______________ o nosso vocabulário sobre a
guerra. “Canivete”, “bando”, “trégua” e a própria “guerra” vieram dos bárbaros
germânicos (suecos e visigodos), que dominaram a Península Ibérica entre os
séculos V e VII.
Os árabes, que (g)_______________ os
germânicos em 711 e permaneceram na península por 300 anos, também entendiam de
guerra e nos deram mais termos bélicos. Mas sua maior (h)________________ ao
português foi de termos relacionados à tecnologia – na época, sua civilização
era tecnicamente muito superior à européia. As novidades que eles levaram para
a Europa ficaram (i)_______________ na língua: alicate, alicerce, azeite (quase
todas as palavras começam com a,
pois eram faladas depois do artigo árabe al).
Até a preposição “até” veio do árabe, um caso raro de empréstimo lingüístico.
As línguas indígenas e africanas
também (j)________________ sua marca – as indígenas descrevem a natureza
exuberante, para a qual os europeus literalmente não tinham palavras, e as
africanas (l)________________ nossa cultura, especialmente a religião e a
culinária. Hoje, muita gente acha ruim a influência inglesa na língua.
Nacionalismos à parte, esse pessoal vai ter que suar muito se quiser mesmo
livrar o português do Brasil de todos os estrangeirismos.
a)
dizer, contar, falar f)
encheram, ocuparam, enriqueceram
b)
formar, fabricar, produzir g ) expeliram, expulsaram,
evacuaram
c)
residem, vivem, experimentam
h) doação, contribuição, participação
d)
convivem, ocorreram, aconteceram
i) registradas, mencionadas, retidas
e)
abandonaram, deixaram, permitiram
j) abandonaram, deixaram,
permitiram
l) mancharam, originaram, impregnaram
2) Considere as situações de comunicação
apresentadas abaixo e selecione a opção que apresenta o texto mais adequado:
2.1. Um anúncio que pretende
atingir um grupo social jovem urbano:
a)
O Guia do estudante é uma verdadeira luz pra você. Com
ele você vai poder acertar na escolha da profissão que mais faz sua cabeça.
b)
O Guia do estudante é muito importante para você
escolher a profissão que mais vem ao encontro de sua vocação.
c)
O Guia do estudante é uma publicação seríssima que tem
como intuito precípuo permitir que você seja feliz na escolha da profissão que
mais lhe apraz.
2.2.
O Presidente da República em pronunciamento em rede
nacional de rádio e televisão:
a)
Estou aqui para explanar os motivos da crise financeira
que a todos aflige neste momento.
b)
Estou aqui para explicar a todos as razões da crise
financeira que o país está enfrentando.
c)
Venho à presença de todos os senhores com o intuito de
explicitar as causas do colapso energético por que passa o país.
2.3.
Um médico em conversa com seu paciente em um posto do
INSS:
a)
As cefaleias têm etiologia desconhecida.
b)
Ainda não são conhecidas as origens das cefalgias.
c)
Nós ainda não sabemos muito bem por que as pessoas têm
dor de cabeça.
2.4.
Trecho de um trabalho escolar escrito por um estudante
universitário:
a)
Ao término dessa guerra, vencida pelos Estados Unidos,
o México foi obrigado a ceder metade de seu antigo território.
b)
Quando essa guerra acabou, os Estados Unidos ganhou e o
México teve que dar metade do território velho que era seu antes.
c)
No fim da guerra, os gringos venceram ela e o México
tendo que dar metade das terras deles pros gringos.
3) Transponha a linguagem coloquial para o
padrão escrito da língua formal.
“Os nossos salario, cccum relação ao qui nóis fazemo e o lucro que os
outros tem, é insignificante. Por que acontece isso? Eu tenho que trabaiá
trezentos e sessenta e cinco dias por ano. O outro num trabaia nem ... nem cem
dias, ganha muito mais. Porque eu sô a máquina que dô descanso pra ele.”
(fonte:
Rainho, Luís Flávio. Os peões do grande
ABC)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Complete o texto abaixo com palavras
adequadas ao contexto. Em cada espaço você deve usar apenas uma palavra.
Este texto pretende traçar algumas considerações gerais sobre o perfil
jurídico do uso do hardware e do software
no Direito Interno e Internacional. Sem a pretensão de esgotar o assunto, o que
se objetiva é alertar que um novo direito existe: é o Direito de Informática.
Antes
de adentrarmos nos elementos jurídicos da informática, é oportuno
________________ que a convivência com este fenômeno nos faz defrontar com um
________________ novo, quid novi, que
pode ser individualizado _________________ formas de difusão da informação, ou
seja, nas tecnologias da ________________ , que se valem em escala planetária
das transmissões ________________ satélites artificiais, computadores
eletrônicos e cabos de _________________ ótica. Desta nova realidade
________________ comunhões de informações, _________________ necessitam de
salvaguarda j
onde estao as respostas ???
ResponderExcluirRespostas
ResponderExcluir