A NOÇÃO DE
GÊNEROS TEXTUAIS
Drª Elza
Maria Tavares Silva
1.
No decorrer da história
Foram elaboradas diferentes maneiras
de fazer textos em função de:
·
Diferentes
objetivos sociais;
·
Aparecimento
de novos meios de comunicação.
2.
Formas padrão (modelos de textos):
·
São
gêneros de textos ou de discurso.
3.
Cada atividade social tem seus próprios gêneros com:
·
Temática
própria;
·
Determinada
composição;
·
Determinado
estilo.
4.
Linguagem
Tende a se organizar em formas diversas em
função:
·
Das
necessidades;
·
Dos
interesses;
·
Das
condições de funcionamento dos grupos humanos que a utilizam.
5.
Conforme Baktin (1953)
Os gêneros podem ser classificados em:
·
Primários:
ocorrem nas circunstâncias de uma comunicação cultural mais simples.
Ex.: diálogos familiares, bilhetes etc.
·
Secundários:
aparecem em circunstâncias de uma comunicação mais complexa.
Ex.: parecer, relatório, petição inicial etc.
6.
Pode-se fazer também distinção entre gêneros de acordo com:
·
Maior
grau de subjetividade;
·
Menor grau de subjetividade.
7.
Num determinado momento histórico da sociedade
Os gêneros disponíveis constituem-se como:
·
Modelos
de referência;
·
Modelos
de escritura.
·
Do
contexto de comunicação;
·
Das
necessidades do tema;
·
Do
destinatário.
9.
Aprender a falar é:
·
Aprender
a estruturar enunciados (gêneros que
organizam nossa fala).
10.
Conhecimento sobre os gêneros estão correlacionados às:
·
Representações
sobre o contexto social em que se processa a comunicação (uso, pertinência,
eficácia, adequação etc.)
QUANTO
MAIOR FOR O DOMÍNIO QUE TIVERMOS DE DIFERENTES GÊNEROS, MAIOR FACILIDADE DE
COMPREENSÃO E DE PRODUÇÃO TEREMOS.
Bibliografia: CEREJA, W.
R.; MAGALHÃES, T. C. Texto e Interação. S.Paulo:
Atual, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário