IDENTIFICANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO
Texto nº ______________
Profª Drª Elza Maria Tavares Silva
Autor (es)
|
|
Papel social do autor
|
|
Imagem que o autor quer passar de si
mesmo
|
|
Destinatários possíveis
(interlocutores)
|
|
Papel social dos destinatários
|
|
Locais onde de modo
preferencial o texto circulará
|
|
Momento possível da publicação
|
|
Objetivo(s) do autor
|
|
Conteúdos temáticos
|
|
Gênero em que se encaixa o
texto
|
|
.
IDENTIFICANDO
O CONTEXTO DE PRODUÇÃO
Autor (es)
|
Bruno Lousada
|
Papel social do autor
|
Jornalista do OESP
|
Imagem que o autor quer passar de si mesmo
|
Tem competência,
responsável, conhecedor do assunto
|
Destinatários possíveis
|
Leitores do OESP,
interessados no assunto
|
Papel social dos
destinatários
|
Médicos, enfermeiros,
atendentes, farmacêuticos, governantes, professores, alunos universitários
|
Locais onde de modo
preferencial o texto circulará
|
No jornal OESP, bancas de
jornais, residências dos assinantes, bibliotecas
|
Momento possível da
publicação
|
30 de outubro de 2005
|
Objetivo(s) do autor
|
Deixar a população informada
sobre as providências tomadas pelo Vigilância Sanitária (RJ) a respeito da
Febre Maculosa
|
Conteúdos temáticos
(assuntos tratados)
|
O que é Febre Maculosa,
transmissão, hospedeiros, sintomas, tratamento, providências tomadas pelo
governo
|
Gênero em que se encaixa
o texto
|
Notícia
|
IDENTIFICANDO
O CONTEXTO DE PRODUÇÃO
Autor (es)
|
Carolina Romanini
|
Papel social do autor
|
Jornalista da Revista Veja
|
Imagem que o autor quer passar de si mesmo
|
Tem competência,
responsável, conhecedora do assunto
|
Destinatários possíveis
|
Leitores da Revista Veja,
interessados no assunto
|
Papel social dos
destinatários
|
Advogados, juízes,
procuradores, promotores, governantes, professores, alunos universitários,
homossexuais
|
Locais onde de modo
preferencial o texto circulará
|
Na revista Veja, bancas de
jornais, residências dos assinantes, bibliotecas
|
Momento possível da
publicação
|
10 de março de 2010
|
Objetivo(s) do autor
|
Deixar a população informada
como é feito o reconhecimento da união estável entre homossexuais no Brasil
|
Conteúdos temáticos
(assuntos tratados)
|
O que é união estável,
reconhecimento sob o ponto de vista legal, escritura de união, documento
alternativo (declaração de convivência homoafetiva), amparo da Constituição e
Código Civil, compartilhamento dos bens
|
Gênero em que se encaixa
o texto
|
Notícia
|
CONTEXTO DE PRODUÇÃO
Sempre que escrevemos ou falamos,
isto é, produzimos um determinado texto, oral ou escrito, acionamos, até mesmo
inconscientemente, determinadas representações sobre o contexto de produção desse
texto, representações essas que vão influenciar muitas das características de
nossos textos.
Representações:
1. o produtor do
texto ( oral ou
escrito)
· Representação de si mesmo
· Representação sobre o papel social
· Representação sobre o tipo de imagem
que quer passar de si mesmo
2. o interlocutor
· Representação como uma entidade
física
· Representação sobre o papel social
que desempenha na situação social
3. lugar social (em que o texto circula ou vai circular)
· zona de atividade social na qual circula
o texto
4. momento da
produção
· Dia / mês / ano
5. objetivos que o produtor do texto procura
alcançar junto ao interlocutor
· Convencê-lo de alguma coisa
· Aumentar o seu conhecimento
· Fazer com que façam alguma coisa
etc.
6.
conteúdos temáticos
· Alguns deles já os temos em mente
· Outras vezes, devemos pesquisar
Todos esses fatores influenciam
diretamente sobre o texto que produzimos em várias de suas característica:
- léxico escolhido;
- tamanho das orações;
- à forma de relacionar as partes;
- à utilização dos tempos verbais;
- à utilização dos pronomes
pessoais;
- ao plano global do texto etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário